Área do Cliente

Área do administrador
Horário de Funcionamento De segunda a sexta-feira
Das 8h30min às 12 horas e das 13h30min às 18 horas

Como definir o preço de um produto: 5 estratégias

Como definir o preço de venda de um produto na internet?

Como definir o preço de venda de um produto na internet?

A resposta para essa pergunta envolve inúmeras variáveis.

Mas, antes de ponderar todos os fatores envolvidos nessa questão, é necessário definir e implementar uma estratégia.

Mais do que uma decisão comercial, isso também serve como uma tática de marketing.

Quer entender melhor como isso funciona? Então continue a leitura deste post.

Precificação e atração de clientes

A definição do preço de venda está diretamente relacionada à atração de clientes.

Atributos como custos operacionais, concorrência e percepção de valor junto ao cliente são ponderados na definição do preço que será praticado no mercado.

Nem sempre uma empresa tem o objetivo de atrair um público consumidor massivo, por exemplo. Essa decisão acaba influenciando diretamente sua política de precificação, oferta de descontos e condições comerciais.

Isso permite uma série de combinações distintas de variáveis que podem ser adotadas pelo lojista para gerar vendas.

Cada uma delas serve a interesses e objetivos diversos, como você verá a seguir.

1) Preço alto-baixo

Na estratégia de preço alto-baixo a loja oferece um desconto temporário para um determinado grupo de produtos, para depois retorná-lo ao preço normal.

Essa redução de preço costuma ser amplamente divulgada e visa gerar um aumento pontual no fluxo de clientes. Esses consumidores podem ser fidelizados ou induzidos e comprarem mais produtos na mesma transação, elevando o ticket médio.

Um dos principais desafios para essa prática é a gestão de estoque. A loja precisa estar preparada para comportar o aumento na demanda sem ruptura, já que isso pode despertar reclamações.

2) Preço baixo todo dia

A prática do preço baixo todo dia é uma decisão deliberada da loja em praticar o menor preço possível diariamente.

Nesse caso, não há grande variação de preços, resultando em uma curva de vendas mais estável e um volume de produtos em estoque mais equilibrado.

O objetivo desse modelo é transmitir uma imagem positiva para a loja no longo prazo. Assim, não é necessário realizar gastos pontuais para divulgar promoções específicas, por exemplo.

O principal desafio para o êxito dessa estratégia é o fato de que muitos consumidores ainda são seduzidos por grandes ofertas e promoções. Isso exige um esforço maior para superar os concorrentes.

3) Preço por volume

O preço por volume se assemelha as vendas por atacado. Essa estratégia privilegia os consumidores que compram uma quantidade maior de um item, oferecendo descontos.

Em geral isso é feito na forma de kits ou pacotes com várias unidades. Para reforçar a divulgação, costuma-se destacar qual acaba sendo o valor unitário do produto nessa compra em escala.

Essa prática permite que a loja obtenha ganhos de escala, ampliando o ticket médio e reduzindo o volume parado em estoque.

4) Preço sazonal

O preço sazonal é aquele influenciado pelo calendário. Datas comemorativas ou períodos de elevada demanda por um produto geram elevação dos preços. Isso é compensado em momentos de queda na procura, quando são realizadas ofertas e promoções.

Para que essa prática seja efetiva, a alta nos preços não pode soar abusiva junto ao consumidor.

Também é preciso ter bom senso. Recentemente um site de vendas online foi duramente criticado por ter elevado o preço das camisas do time da Chapecoense logo após o acidente que vitimou a delegação da equipe. A empresa argumentou que a alteração foi feita por algoritmos, mas ainda assim houve repercussão negativa.

5) Preço psicológico

O preço psicológico tem o objetivo de confundir a percepção de valor do cliente frente a um produto. Para isso, um item é anunciado com preços como R$ 9,99 ou R$ 9,90. Mesmo custando praticamente R$ 10, essa diferença sutil é percebida como um desconto ainda maior pelo consumidor, que muitas vezes acaba ficando propenso a efetivar a compra.

Conclusão: o preço diz muito sobre sua loja

A estratégia de preço praticada por uma loja reflete a imagem que ela deseja transmitir para seus consumidores. Sendo assim, a precificação deve estar alinhada com as ações de marketing e construção da marca.

Cada um dos modelos acima tem maior eficiência para um determinado perfil de consumidores e segmentos de mercado. Portanto é fundamental realizar testes e um estudo prévio antes de escolher uma estratégia.