Área do Cliente

Área do administrador
Horário de Funcionamento De segunda a sexta-feira
Das 8h30min às 12 horas e das 13h30min às 18 horas

Como um Propósito Transformador Massivo pode transformar as empresas

Especialista em Branding conta como o processo MTP contribui para que novas habilidades sejam implantadas para a evolução e sucesso das marcas no século XXI

Muito se fala sobre a importância do propósito para as organizações. Mas, um novo conceito vem ganhando espaço, o Propósito Transformador Massivo, MTP na sigla em inglês. A ideia do mesmo é causar uma transformação massiva nas empresas e na comunidade.

O MTP, segundo especialistas, é um abordagem comprovadamente eficaz no sentido de desencadear resultados nas organizações. “Em uma época que desafia grande parte do nosso sistema de crenças, um propósito transformador ajuda as pessoas a pensarem de maneira diferente, o que pode até mesmo aumentar a produtividade de uma equipe”, aponta o especialista em Branding, D.J. Castro, da Nexia Branding.

Da mesma forma que é requisitada a adoção de novos modelos de negócios e estratégias, também é preciso desenvolver novas habilidades para compor um perfil de sucesso para líderes ou gestores de empresas. “As velhas habilidades de liderança ainda são necessárias, mas, no ambiente atual, é preciso inovar para que a marca possa evoluir com sucesso. Assim entra o MTP nas empresas, com o intuito de inovar, ajudar as organizações a atrair e reter talentos qualificados que desejam encontrar trabalho orientado por missões e permanecerem motivados pela causa” informa D.J. Castro.

Segundo o especialista em Branding, muitas organizações, sobretudo no Brasil, ainda têm metas pouco claras. “Se perguntarmos para os líderes das companhias por que elas existem, certamente muitos vão responder que é para ter lucro, ganhar dinheiro. O que poucos valorizam é o que realmente está se tentando alcançar neste planeta. Líderes precisam entender que o MTP não é apenas a declaração de missão de uma empresa, mas a expressão do propósito unificador mais profundo, com o objetivo de inspirar a inovação e fornecer uma direção clara a todos os envolvidos”, aponta.

“É importante construir um propósito transformador massivo (MTP), pois a abordagem tradicional de comunicação não é mais tão eficiente. Com o MTP, o líder aprimora sua visão para falar tanto à mente quanto ao coração das pessoas, podendo inspirar a todos. O MTP também é único, abrangente, no sentido de não ser ligado a uma tecnologia específica, mas, necessariamente potencializado por alguma tecnologia”, ressalta D.J.

Como surgiu o conceito de MTP
Em 2014, foi lançado o livro Exponential Organizations (Organizações Exponenciais, em português), de Salim Ismail em co-autoria com Mike Malone e Yuri van Geest. Na obra, a equipe analisou as 100 organizações que mais cresceram e sintetizou suas principais características. Eles descobriram que todas as empresas da lista tinham um Propósito Transformador Massivo. No sentido mais simples, um MTP é um slogan altamente ambicioso para um indivíduo ou grupo, como uma empresa, organização, comunidade ou movimento social. Alguns exemplos de Propósitos Transformadores Massivos são o do TED – “Ideias que valem a pena espalhar” ou do Google – “Organizar as informações do mundo”.

D.J. Castro explica que existe um propósito claro no desenvolvimento de novas marcas. “Deve haver uma razão no trabalho que está sendo desenvolvido por qualquer negócio, algo que inspire a ação. E, isso pode gerar transformação significativa para um segmento de mercado, indústria, comunidade e até mesmo para o Mundo”.