Área do Cliente

Área do administrador
Horário de Funcionamento De segunda a sexta-feira
Das 8h30min às 12 horas e das 13h30min às 18 horas

Formas de lidar com conflitos profissionais

Conflitos nos tempos atuais são inevitáveis nas empresas, principalmente quando essas passam por dificuldades. Existem algumas formas de administrar conflitos, lembrando que o indivíduo pode estar em duas dimensões básicas, a assertiva, que busca ate

Conflitos nos tempos atuais são inevitáveis nas empresas, principalmente quando essas passam por dificuldades. Existem algumas formas de administrar conflitos, lembrando que o indivíduo pode estar em duas dimensões básicas, a assertiva, que busca atender os interesses próprios, e a cooperativa (passiva), que procura satisfazer os interesses dos outros. São cinco formas para o tratamento de conflitos:

Competição - o indivíduo está em um nível alto de assertividade, buscando seu interesse próprio, mas com baixa cooperação. A pessoa é agressiva e prevalece o poder.

Acomodação - tem pouca assertividade e alta cooperação. Ele se autossacrifica para satisfazer a vontade de outra parte e abre mão do seu direito, se tornando passivo e não se posicionando com franqueza.

Afastamento - possui pouca assertividade e cooperação. Se afasta do problema e abre mão dos seus direitos.

Acordo - nem a assertividade e a colaboração estão em seu estágio latente, nesse ponto o indivíduo abre mão de alguma coisa e outra parte também. Não há ação do ganha-ganha 100%, e ambos saem perdendo.

Colaboração - o estilo de administração de conflito assertivo. O indivíduo busca entender a outra parte e aprender com os erros, sem deixar que seus direitos sejam suprimidos ou esquecidos. Ao colaborar o indivíduo, vê o outro como próximo e busca resolver o conflito de forma satisfatória para ambos os lados.

Das maneiras existentes, é claro que a resposta mais interessante é a última - colaboração, contudo, se não houver uma capacitação para essa postura, partiremos para os tratamentos errados e o resultado não será satisfatório. O caminho é aprender com as dificuldades e fazer com que dos conflitos os indivíduos tirem importantes lições, e isso é papel do gestor.