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11 formas de manter seus relacionamentos profissionais fortes (mesmo quando parece impossível)

Várias pessoas sentem, todos os dias, medo de ir trabalhar. Não é porque elas odeiam seus trabalhos, e sim porque elas não gostam das pessoas com quem trabalham

Relacionamentos pessoais não são os únicos que importam.

Afinal, você passa nada menos do que 40 horas por semana com pessoas que não têm parentesco com você. Algumas delas sequer são seus amigos.

Você precisa trabalhar com elas, conversar e tolerar pessoas que fizeram todo tipo de escolhas na vida e com diferentes personalidades.

Por vezes, isso pode ser desafiador, quando não torturante.

Você não é o único a passar por essas situações.

Várias pessoas sentem, todos os dias, medo de ir trabalhar. Não é porque elas odeiam seus trabalhos, e sim porque elas não gostam das pessoas com quem trabalham ou não entendem as pessoas com quem trabalham.

Mas não precisa ser desse jeito. Com um pequeno esforço, a vida profissional fica mais fácil de ser suportada.

Leia abaixo algumas maneiras de desenvolver relacionamentos profissionais que levem você para mais perto do sucesso.

1. Seja pessoal

Ter um chefe ou colega de trabalho com quem é fácil conversar torna o trabalho bem mais fácil. Então tente ser assim com outras pessoas.

Escute o que eles têm a dizer e resista à necessidade de falar de si mesmo -- mesmo que a história que você esteja compartilhando seja relativa ao seu interlocutor. Deixar claro aos outros que você está escutando e que se importa é um ótimo caminho para desenvolver relacionamentos no trabalho.

Não tem problema discutir seus interesses e hobbies no trabalho, mas deixe seu drama pessoal em casa ou nos ouvidos de um amigo próximo. Não no escritório.

2. Demonstre consistência

Seja consistente quando precisar mudar as dinâmicas e procedimentos no trabalho.

Se você mudar semanalmente a maneira como faz as coisas e como espera que as coisas sejam feitas, você não apenas frustra seus funcionários, como também tira a oportunidade de eles aperfeiçoarem o sistema de trabalho.

Desse jeito, você nunca vai saber o que funciona. Além disso, você não quer ouvir funcionários dizendo entre si "não trabalhe, na próxima semana tudo vai mudar" a cada vez que você tenta melhorar o sistema.

Dê ao seu plano um tempo para funcionar. Se não estiver funcionante, sinta-se livre para tentar algo novo.

3. Aprecie o trabalho dos colegas

Não há dúvidas de que, quando as pessoas reconhecem suas conquistas e agradecem pelo seu trabalho duro, você quer conquistar mais e trabalhar mais.

Vários funcionários não pensam que precisam agradecer aos outros por fazerem os trabalhos para os quais são pagos. Nada está mais longe da verdade.

Todos amam um tapinha nas costas por um trabalho bem feito. As pessoas se sentem bem quando alguém aprecia o trabalho delas. O local de trabalho fica mais feliz e os funcionários e colegas ficam mais satisfeitos.

E não é isso o que todos queremos?

4. Seja profissional

Você ajusta o tom para as pessoas ao seu redor. Não importa se você é o dono, o gerente ou o funcionário. A maneira como você se comporta impactará diretamente aqueles que trabalham com você.

Se você for sempre profissional, respeitoso e fizer apenas comentários apropriados, você ajusta o padrão para a maneira como espera ser tratado e espera que os outros ao seu redor se comportem. Se você é falastrão e tem pavio curto, os outros vão seguir esse padrão.

Definir um padrão respeitoso para seu negócio também minimiza os conflitos, uma vez que aqueles no escritório saberão que não serão tolerados e qual comportamento é esperado deles em meio aos problemas.

5. Foque na qualidade, e não na quantidade

Não se trata do quando você consegue fazer no menor período de tempo possível, se você está disposto a sacrificar a qualidade do seu trabalho.

Você quer ganhar a maior quantidade de dinheiro o mais rápido possível. Baixa qualidade, produção rápida e vendas baratas parece ser o modelo de negócios hoje em dia. Especialmente para grandes lojas. Mas a maioria das pessoas sabem que elas levam aquilo pelo que estão pagando.

Portanto, mesmo que você cobre mais por um produto ou serviço sólido e de alta qualidade, as pessoas prontamente pagarão se você tiver uma reputação por produzir produtos e serviços de alta qualidade. Portanto, não sacrifique a qualidade.

6. Admita quando você ferrou com tudo

Você deve não apenas admitir quando você ou alguém na sua empresa comete um erro, mas deve também admitir o mais rápido possível.

Não há nada pior do que deixar um cliente de molho em um erro cometido por sua empresa.

Quando mais eles esperam por uma resposta, mais irritados ficam.

Entre em contato rapidamente e explique o que aconteceu -- se você souber. E diga a eles o que você fará para resolver o problema.

O que você nunca deve fazer é apontar o dedo para alguém. Você não pode se desculpar por um problema pelo qual não assume a responsabilidade. Mesmo que um vendedor secundário tenha provocado a situação, foi você quem o contratou. Essencialmente, você é o culpado.

Assuma a culpa. Salve o relacionamento. Siga em frente.

7. Dê e receba feedbacks produtivamente

Sempre haverá uma outra perspectiva. E nem sempre você vai gostar dela.

Você deve receber críticas com maturidade e criticar da mesma maneira. As pessoas cujo trabalho é fazer o seu negócio se desenvolver nunca deveriam se sentir pequenas, insignificantes ou ter suas ideias descartadas.

De forma inata, as pessoas reagem com maior força aos feedbacks negativos do que aos positivos.

Clientes são três vezes mais propensos a postar um review negativo do que um positivo em qualquer dia. Por que? Por que a negatividade deixa um gosto ruim nas nossas bocas.

Tente, portanto, dar feecbacks positivos.

8. Converse com as pessoas face a face

Da mesma maneira que um encontro romântico pode dar errado, relacionamentos de negócios podem sofrer o mesmo destino.

Ninguém pode ler a linguagem corporal de uma pessoa por telefone ou por e-mail. Não é possível olhar para o rosto, ver os olhos. Você não sabe se a pessoa está sendo verdadeira ou absolutamente desonesta. E elas não sabem isso de você.

Sempre que possível, marque um encontro pessoal rápido com clientes em prospecção. Mesmo quinze minutos podem abrir uma porta que estava trancada antes de qualquer esforço.

9. O lento e persistente vence a corrida

Se você encontrar alguém com quem queira trabalhar, mas não está acontecendo no ritmo que você gostaria, continue e seja persistente.

A maioria das pessoas joga a toalha no primeiro "NÃO".

Mantenha o contato. Desenvolva o relacionamento. Deixe claro que você tem algo de valor a oferecer. Diga que você está disposto a ajudar. E então, esteja realmente disposto quando a hora certa chegar.

10. Conecte-se

Seja uma plataforma de comunicação como Slack para os seus funcionários, um grupo no Facebook para seus clientes ou um e-mail para os seus clientes em prospecção, comunicação é a chave.

Fique em contato, a par dos acontecimentos e participando ativamente de cada comunidade da qual você faz parte.

Você não quer fazer parte do grupo dos "invisíveis e esquecidos" que só aparece quando quer que alguém compre alguma coisa de você, quando você quer trabalhar com alguém ou quando você precisa de alguma coisa.

Permaneça ativo. Mantenha seu nome nos lábios das pessoas e sua imagem em suas mentes.

E, pela caridade, use uma imagem do seu rosto, e não de algum super herói na sua apresentação online.

11. Agende um brainstorm

Agendar um horário para brainstorm é um elemento-chave para relacionamentos profissionais bem sucedidos.

Reuniões curtas no escritório para esclarecer suas necessidades e ideias não apenas ajudam aqueles que trabalham com você a entender o que se espera deles, como também garante um tempo para que eles compartilhem suas ideias com você.

Você não quer que as pessoas lhe interpretem mal.

Se seus interesses não estão claros, é provável que o trabalho das pessoas não estejam corretos quando o deadline se aproximar.

Verificar o progresso constantemente e dar novas ideias, mesmo por vinte minutos, pode fazer toda a diferença em um projeto bem sucedido -- e evitar trabalhos de última hora.

Você já sabe o que deveria estar fazendo.

O problema é que continua arrumando desculpas para justificar por que não está fazendo. Ou você pensa que essas regras se aplicam a todos, menos a você.

A verdade é que qualquer ferramenta que você precisa para ter sucesso é uma boa ferramenta. Então tire algum tempo para aprender o que ajudou outras empresas como a sua. E tire um tempo para aprender a psicologia das pessoas que construíram bons relacionamentos profissionais.

Quando as pessoas sentem que estão contribuindo com algo fantástico e são parabenizadas por suas contribuições, elas continuam a desempenhar um bom trabalho.

E se elas se sentem bem em relação ao que fazem, sua empresa também é beneficiada.

Investir em relacionamentos profissionais é inteligente. O que você está fazendo para investir nos seus?