Área do Cliente

Área do administrador
Horário de Funcionamento De segunda a sexta-feira
Das 8h30min às 12 horas e das 13h30min às 18 horas

Saiba como combater a procrastinação no trabalho

Em algumas situações, não é a preguiça que o impede de fazer suas atividades. Veja por quê

Este ano, a Universidade do Coloradopublicou um estudo no qual ficou comprovado que a tendência a procrastinar tem raízes na genética. Intitulado “Genetic Relations Among Procrastination, Impulsivity, and Goal-Management Ability – Implications for the Evolutionary Origino of Procrastination”, ele demonstra que este hábito é uma espécie de subproduto da impulsividade, afinal as duas características são definidas pelo mesmo gene.

Contudo, não se iluda: esta não é a desculpa que você precisava para procrastinar no trabalho. Pensando nisso, a Universia Brasil reuniu algumas dicas que podem ajudar você a lutar contra esta predisposição:

1 – Por que você procrastina?

Para entender por que você procrastina – além da razões genéticas, é claro –, é necessário que você repare em quais situações você costuma ter este comportamento e como ele afeta sua vida. Por exemplo, você sempre tende a priorizar outras tarefas quando seu chefe te pede um relatório, mesmo que ele seja urgente. Descobrir por que você tem essa aversão a esta atividade é o primeiro passo para mudar reduzir a procrastinação e, consequentemente, aumentar sua produtividade.

2 – Estipule prazos

Ainda que você não tenha uma data ou horário específico para entregar determinado projeto, atribua a você mesmo um prazo final. Além de reduzir seus níveis de estresse, ao fazer um planejamento você começa a administrar o seu tempo, aspecto crucial tanto para o que diz respeito à procrastinação quanto à qualidade do seu trabalho. Mas não se esqueça de ser realista, afinal você não mudará seus hábitos do dia para a noite.

3 – Olhe pelo lado positivo

Nem todas as atividades no ambiente de trabalho são divertidas, não há dúvida, mas você não pode deixar de fazê-las. Para que você consiga parar de evitar estas tarefas, tente enxergar os benefícios que elas podem trazer para você e para a equipe. O importante é que você consiga encontrar alguma motivação para executar esta função ainda que ela seja um pouco desagradável.