Área do Cliente

Área do administrador
Horário de Funcionamento De segunda a sexta-feira
Das 8h30min às 12 horas e das 13h30min às 18 horas

Veja 5 maneiras de potencializar a sua criatividade

Aprenda a usar essas táticas ao seu favor e se destaque

Mais do que o conhecimento técnico, existem características pessoais que têm sido extremamente valorizadas pelas empresas, mas que não podem ser necessariamente categorizadas. É o caso da criatividade.

Por ser algo muito subjetivo, é comum que as pessoas acreditem em mitos como a ideia de que trata-se de uma habilidade pessoal e inata. Ao contrário! Existem técnicas que podem ajudar qualquer pessoa a desenvolver seu lado imaginativo e ter boas ideias. Confira uma seleção dessas dicas preparada pelaUniversia Brasil e comece a trabalhar o seu potencial.

1 – Desafie-se

Da próxima vez que estiver envolvido em um projeto, limite seus recursos. A necessidade de extrair o máximo possível com aquilo que estiver disponível no momento é uma ótima maneira de descobrir novas possibilidades com antigos materiais. Se quiser começar aos poucos, tente, por exemplo, se vestir usando um número limitado de roupas por uma semana. Para criar visuais diferentes, você certamente encontrará combinações inusitadas que, de outra forma, não teria pensado.

2 – Crie novos cenários

Imaginar possibilidades diferentes para coisas que já aconteceram pode gerar soluções para problemas imediatos. Quando estiver focado em um projeto, mantenha uma boa fonte de exemplos e baseado nessas histórias, pense em cenários alternativos do tipo “o que aconteceria se não tivessem descoberto os antibióticos?”. Esse exercício criativo é bastante abstrato, no entanto, funciona para expandir a mente e estimular a imaginação.

3 - Pense sob outro ponto de vista

Isso funciona especialmente quando se está trabalhando com clientes. Ao elaborar um projeto, pense em como ele seria útil e afetaria outras pessoas. Essa técnica ajuda a solucionar problemas sobre diversas perspectivas, transformando o produto em algo interessante para diversos públicos. Citando como exemplo o caso de um arquiteto que estiver decorando uma casa, levar em consideração que o cliente quer ter filhos pode ajudar, por exemplo, a projetar espaços que se adaptem às fases de crescimento das crianças.

4 – Fique de bom humor

A criatividade está relacionada com a motivação. Quanto mais satisfeito e motivado você estiver, mais fácil se torna encontrar inspirações positivas. Para manter o humor em alta, é importante manter atividades que te dão prazer na rotina, como a prática de exercícios físicos, e também planos de emergência para momentos ruins, como um caderno de boas memórias, ou um álbum de fotos.

5 – Não misture pesquisa e criação

Buscar referências enquanto tenta criar algo novo não é uma boa ideia, pois o cérebro funciona melhor quando está concentrado em apenas uma tarefa. O melhor é pesquisar antes e, se encontrar algo relevante, guardar para analisar depois.