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Profissional de Humanas é o que mais gosta dos colegas de trabalho, diz pesquisa

Pessoas que trabalham com engenharia, construção e energia são as que menos dizem gostar dos seus colegas de trabalho

O que você mais gosta no seu trabalho atual? A resposta depende muito do que você considera importante em um ambiente profissional. No entanto, se você trabalha na área de Humanas, é provável que tenha pensado em apontar os seus colegas de trabalho como um ponto positivo.

De acordo com uma pesquisa realizada com depoimentos espontâneos de 3 mil profissionais pela Love Mondayssite brasileiro em que funcionários fazem avaliações anônimas sobre as empresas, a área de comunicação e mídia é a que as pessoas mais admiram e gostam dos seus colegas, com 33% dos depoimentos evidenciando isso. Em seguida, as áreas de viagens, turismo e lazer e de educação completam o top 3, com 27% e 19%, respectivamente.

Segundo Luciana Caletti, sócia-fundadora do Love Mondays, existem dois motivos mais claros pelos quais os profissionais de Humanas dizem gostar de seus colegas.

O primeiro, é que esses setores do mercado de trabalho já atraem pessoas que naturalmente gostam de se relacionar com pessoas, ou seja, elas já estão mais abertas a conversar e conhecer melhor seus colegas. O segundo ponto é que a própria profissão já exige uma comunicação e relacionamento interpessoal maior entre os integrantes da equipe.

“Se você não gosta de pessoas, não vai trabalhar com comunicação, educação, ou turismo e lazer. São profissões que demandam interação, então as pessoas acabam, obviamente, se comunicando mais e isso acaba criando mais laços de amizade”, observa Luciana.

Já os profissionais que menos apontaram o relacionamento com seus colegas como algo positivo no trabalho, de acordo com a pesquisa, foram os das áreas de construção e engenharia, com apenas 12% dizendo gostar dos seus colegas, e os de energia, com 10%.

“São profissões mais técnicas. Não é que a pessoa não busca ter amizades, mas são áreas que demandam menos relacionamento interpessoal e atraem profissionais que talvez vejam outros pontos positivos no seu trabalho, como desafios intelectuais ou a parte de processo”, comenta.

Ainda assim, Luciana lembra que todas as companhias, independentemente do setor de atuação, deveriam incentivar o bom relacionamento entre os funcionários. Gastando boa parte do seu dia no trabalho, este é um ponto essencial para o nível de satisfação do profissional e, consequentemente, implica em produtividade.

“Essa questão do relacionamento é importante não só porque o profissional estará mais feliz, mas também porque o processo de comunicação dentro da empresa melhora e, portanto, ela também fica mais produtiva”, avalia.