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Todo negócio é franqueável?

Lançar uma franquia é um passo para ser dado após muita pesquisa e experimentações

Autor: David PintoFonte: Revista IncorporativaTags: empresariais

A abertura de um franquia pode, sim, ser solução para proprietários de negócios que já deram certo e tem potencial de se multiplicarem. Porém, lançar uma franquia é um passo para ser dado após muita pesquisa e experimentações.

Certo dia, o proprietário do boteco mais badalado do bairro teve o insight de transformar sua marca em uma franquia. Assim, ele poderia incrementar e muito seu faturamento com os royalties pagos pelas unidades que seriam abertas em outras cidades. Já o proprietário de uma pequena confecção de camisetas de bandas de rock começou a pensar em franquear seu negócio após outros empresários começarem a sondá-lo para abertura de pontos de venda. A pergunta é: eles terão sucesso?

O franchising tem crescido a passos largos no Brasil nos últimos 10 anos. Calcula-se que o setor já tenha um faturamento próximo aos R$ 100 bilhões diante dos números crescentes que vêm sendo apresentados pelas cerca de 2.000 redes de franquias em atuação no país. Contudo, este não é um mercado para aventureiros. Uma grande dose de cautela e muita pesquisa de campo é a chave para transformar uma ideia em um sucesso ou em um desastre completo.

Costumo dizer que todo o negócio é franqueável se algumas perguntas básicas sobre ele forem afirmativas:

É possível abrir no mínimo 100 unidades da rede? 

Com exceção de negócios que exigem altos investimentos, uma franquia para ser viável só faz sentido se tiver escala, por isso digo que 100 unidade é o mínimo para o empresário ter um retorno satisfatório com os royalties e, ao mesmo tempo, ter estrutura suficiente para dar apoio de campo aos seus franqueados. Apenas com capilaridade uma franquia consegue crescer e aparecer no mercado. 

A ideia de franquia faz parte de um negócio em crescimento?

Quando lancei a marca Doutor Resolve havia uma grande lacuna no mercado pela falta de mão de obra especializada em reparos e reformas. Lançar o negócio certo no momento certo fez toda a diferença para que a Doutor Resolve se multiplicasse de forma vertiginosa e atingisse a marca de 500 unidades em menos de 2 anos. É preciso então investigar as estatísticas referentes ao mercado em que o negócio será lançado, para checar se ainda há espaço para crescimento ou se o setor encontra-se estagnado.

Como é a concorrência no setor em que vou atuar?

Há mercados que ainda tem espaço para novas marcas, mas desde que haja muita inovação e criatividade. Os setores de alimentação e vestuário por exemplo, são exemplos de mercados em que há muita concorrência e dificuldades operacionais. Entre elas posso citar a escolha de ponto comercial, logística de entrega de mercadoria nas unidades, custo de montagem e aceitação do consumidor pelo produto ou serviço.

A franquia seria salvação do negócio?

Negócios que estão para afundar nunca darão certo enquanto franquias. Se esta dando errado com uma pessoa, envolver outras será suicídio. A regra básica para uma franquia ser saudável é ela funcionar a partir de um modelo de sucesso, que já foi exaustivamente experimentado e que por isso o proprietário sabe exatamente o que pode dar certo e o que poder dar errado.

Claro que há exceções. Citando novamente a Doutor Resolve, quando lancei a marca eu tinha uma grande experiência com franquias, porém comecei a franquia do zero, sem antes ter tido a experiência de trabalhar com uma unidade própria. Contudo, eu tinha a segurança de que estava apostando em um setor com grande potencial. 

Consigo pensar o negócio em escala?

Antes de multiplicar um negocio, é preciso analisar cenários para definir precificação, viabilidade logística, se há pontos comerciais suficientes com as características que o negócio requer, se os royalties cobrados serão suficientes para arcar com todas as despesas de operacionalização da rede, se o negócio pode ter aceitação em diferentes regiões do país.

Para o empreendedor que tiver respostas positivas para todas as perguntas acima, fica uma última questão: sua ideia de negócio é tão boa assim? Ineditismo nem sempre é suficiente para um negócio ter sucesso, é preciso que a ideia faça sentido. Um estúdio de tatuagens para cães é um negócio inédito, mas faz sentido? Teria público? Antes de cair de cabeça em uma nova empreitada, vale a pena se despir de qualquer vaidade, dividir a ideia com quem está de fora e ficar muito, mas muito atento para críticas e sugestões. No final das contas, fica fácil entender que ter uma franquia de sucesso é questão de muita pesquisa de campo e, principalmente, trabalho.