Tendências tecnológicas para pequenas e micro empresas
Já existem ferramentas e soluções tecnológicas desenvolvidas exclusivamente às MPEs
Passado o período de maior turbulência no cenário econômico, podemos analisar as oportunidades e mudanças no mercado doméstico. Enquanto as grandes companhias, principalmente as exportadoras, que dependem muito do mercado internacional, colocaram o "pé no freio", as micro e pequenas empresas (MPEs) presenciaram grandes oportunidades de expansão, principalmente para atender a demanda interna. Representantes de 98% das 5,1 milhões de empresas em operação no País, as MPEs foram as principais responsáveis pela manutenção do fluxo do mercado doméstico.
O cenário criou oportunidades concretas para que as MPEs competissem, quase de igual para igual, com médias e grandes companhias. Consequentemente, a necessidade de profissionalização de processos e da própria gestão também cresceu e temas como investimentos em infraestrutura, capacitação de profissionais, produtos e soluções de tecnologia da informação começaram a ganhar espaço.
Especificamente em tecnologia, surgiram ferramentas e soluções tecnológicas desenvolvidas exclusivamente às MPEs. Muitos pequenos empresários aderiram recentemente à informatização, com a utilização de softwares de gestão e a integração no processo de informatização, e começaram a perceber, na prática, as vantagens que a tecnologia pode proporcionar. E os benefícios são inúmeros, como a redução de custos, a agilidade nos processos, maior segurança e confiabilidade em rotinas e controles financeiros e administrativos, redução de erros e aumento da produtividade.
Hoje, aderir às ferramentas de TI é essencial para o crescimento e consolidação dessas empresas. É preciso incentivar e disseminar informações sobre as ferramentas disponíveis no mercado. São elas que irão ajudar a aumentar de competitividade e manter da trajetória positiva dos pequenos empresários.
Outra característica fundamental que traz um diferencial às ações das MPEs e que ganha força é a utilização de redes sociais para fins empresarias. Elas possibilitam, de forma mais efetiva, o relacionamento com clientes, prospects e fornecedores, além de divulgar e promover o nome da empresa. Ferramentas como blogs corporativos, Twitter e Facebook representam a vitrine da empresa. A chave para o sucesso está no uso adequado dessas redes.
Novas tendências tecnológicas surgem numa rapidez incrível e, para se adequar, é preciso acelerar toda a dinâmica e estrutura empresarial. Independente do porte, a empresa só cresce se for criativa e apresentar planejamentos e projetos ousados.