Área do Cliente

Área do administrador
Horário de Funcionamento De segunda a sexta-feira
Das 8h30min às 12 horas e das 13h30min às 18 horas

Ligação no celular (quase) de graça

Cliente terá de ouvir anúncio para poder falar um minuto

Fonte: EstadãoTags: telefonia

Marianna Aragão

Os usuários de celulares pré-pagos - uma massa que responde por 82% do mercado de telefonia móvel no Brasil, estimado em 168 milhões de aparelhos - estão na mira de operadoras e anunciantes em um novo tipo de serviço, que oferece ligações gratuitas mediante a veiculação de mensagens publicitárias. A novidade, desenvolvida pela empresa paulista Freakom, começa a ser disponibilizada para cerca de 70 mil usuários em Londrina, no Paraná, a partir de amanhã. A Freakom fechou uma parceria com a operadora Sercomtel, sexta maior do País, segundo a consultoria da área de telecomunicações Teleco, e pretende chegar aos principais mercados do Sudeste no próximo trimestre. Até o fim de 2010, o objetivo é atingir todo o País.

A proposta é que o usuário do pré-pago, após ouvir um anúncio publicitário de cerca de 30 segundos, ganhe um minuto de conversação gratuita, para qualquer número. "A empresa anunciante "banca" esse primeiro minuto", explica Jean-Marc Schiffer, criador da Freakom, uma unidade de negócios de seu grupo de comunicação e marketing, o Wertt. Segundo ele, o serviço abre um novo canal de mídia para os anunciantes com os clientes de telefonia, um mercado que cresce a média de 20% nos últimos anos no Brasil. "O potencial da publicidade móvel ainda é pouco explorado no mercado brasileiro."

"Para as operadoras, funciona como uma forma de ativar esses usuários "sem crédito", que representam quase a metade do universo dos celulares pré-pagos", avalia. Os que utilizam esses aparelhos para fazer ligações costumam gastar cerca de 40 segundos por ligação, o que justificaria o interesse na "ligação patrocinada", de 1 minuto, acredita Schiffer. De acordo com ele, a companhia está em negociação com as maiores operadoras de telefonia do País, que demonstraram interesse em disponibilizar o serviço.

Em um primeiro momento, o público da nova forma de publicidade será o das classes C, D e E, os principais usuários de aparelhos celulares pré-pago. Na parceria firmada com a operadora Sercomtel, os anunciantes são empresas do setor de varejo e consumo. A ideia, porém, é expandir a inovação para clientes da telefonia fixa no futuro. O serviço desenvolvido pela Freakom já foi patenteado, afirma Schiffer. Segundo ele, solução de tecnologia é inédita no mundo. "Já temos conversas com interessados no exterior", garante.

Segundo estudo recente da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil fechou 2008 como o quinto maior mercado de celulares, com 150,6 milhões de acessos, atrás de China, Índia, Estados Unidos e Rússia. Este ano, deverá chegar a 170 milhões de unidades.